quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bambu: a madeira do futuro

Bambu: a madeira do futuro

O bambu moderniza o ambiente, é econômico e amigo da natureza

Cerca de um bilhão de pessoas no mundo moram em casas de bambu. Essa afirmação surpreendente sobre esse material de aparência frágil utilizado há milênios em moradias no Japão e na China, foi dada como uma nova opção no lugar das madeiras mais tradicionais em construção, como por exemplo: ipê, jatobá, cumaru entre outras. Atualmente, arquitetos do mundo todo estão usando o bambu em obras públicas, já que comprovaram sua resistência, durabilidade e sustentabilidade. Projetada pela Montagem Arquitetos, a Casa de Chá, presente na Casa Cor 2010, também foi idealizada contendo essa nova e inteligente idéia; o bambu foi utilizado em um ambiente especial, como forma de revestimento de paredes, mais uma aplicação eficaz dessa versátil madeira.

Não só os pandas viram no bambu algo especial. Esse material tem muitas utilidades na construção, podendo ser usado na estruturação como coluna, viga e lastro e também servindo como telha, forro e maçaneta, tornando o ambiente moderno. As casas construídas de bambu são resistentes a terremotos, como constatado na tragédia desse ano na Colômbia, onde a maioria das casas de concreto caíram e as de bambu resistiram.

Com um potencial construtivo, que não oferece agressão ao meio ambiente em comparação aos materiais construtivos convencionais, o bambu é uma planta que oferece muitas vantagens econômicas pelo seu rápido crescimento (quatro anos à frente das árvores que têm o crescimento mais acelerado) e sua facilidade de plantio, manutenção e colheita, já que ele não exige técnicas complexas para o seu estabelecimento. Pesquisas demonstraram que o bambu apresenta um potencial diversificado pelas inúmeras formas de encaixe e junções e, também teve uma boa adequação à arquitetura brasileira.

Pensando no bambu como uma promessa para esse século, os arquitetos Ana Cristina Barbosa e José Queijo Felix, da Montagem Arquitetos, usaram a matéria prima da Bambu Revest, fabricante de placas de revestimento em materiais naturais, como detalhes nas paredes. Assim, idealizaram uma Casa de Chá bonita e sustentável que merece ser visitada.

Sobre a Montagem Arquitetos Associados

Fundado em 1988, o escritório está sob o comando dos arquitetos Ana Cristina Barbosa e José Queijo Felix, ambos graduados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. O foco de atuação da empresa são as áreas de arquitetura e designer de interiores para ambientes residenciais, comerciais e industriais.

Para a dupla de arquitetos, a melhor obra começa com as perguntas certas. Esse é um dos pontos fortes dos profissionais da Montagem – a percepção da necessidade real de cada obra. Sempre com foco na funcionalidade e simplicidade na execução, visando projetos com espaços elegantes, contemporâneos e com a personalidade de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário