quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quirinópolis é destaque na principal revista de negócios do Brasil

Uma das mais importantes revistas de negócios do Brasil, a Exame, trouxe matéria de três páginas, em sua edição de 10 de Fevereiro de 2010, destacando um grande investimento que será feito em Quirinópolis.
O texto da jornalista Ana Luiza Herzog fala das novas e modernas tecnologias que estão sendo implantadas pela usina Boa Vista, inaugurada em 2008. A indústria é tida como exemplo para o país, pois tem 100% de sua colheita mecanizada, produz energia para seu próprio consumo, e ainda vende o excedente.
Através da empresa americana Amyris, a usina instalada em Quirinópolis deverá ser pioneira na era das biorrefinarias no país. Uma nova tecnologia permitirá que o caldo da cana moída pela Boa Vista se transforme em matéria-prima para um grande leque de produtos.
A nova tecnologia nasceu quando de investimentos feitos para baratear um medicamento utilizado no combate à malária. Durante as pesquisas, descobriu-se que o resultado das pesquisas poderia ser utilizada também para outros fins. Os cientistas perceberam que com a criação da molécula farneseno será possível produzir um diesel de origem vegetal, e com outra molécula fazer a produção de combustível à base de cana para aviões e até mesmo um substituto para a gasolina comum.
Os cientistas alegam que a combinação do açúcar com o farneseno amplia as possibilidades de negócios com o caldo da cana, como por exemplo, a produção de um diesel sem enxofre e com baixo teor de dióxido de hidrogênio, além de gerar matéria-prima para a indústria de limpeza, de cosméticos, de perfumes e de remédios.
As perspectivas quanto aos resultados de produção com o uso da nova tecnologia são animadoras, tanto que isso atraiu desde os menores até os grandes grupos brasileiros, que fizeram aportes na Amyres.
Os testes da Amyris hoje acontecem em tanques de 6 000 litros e também de 60 000 mil litros cada um. A operação na usina Boa Vista, em Quirinópolis, deverá ter quatro tanques de 60 000 litros cada um e deve começar em 2011. O diesel de cana não exigirá mudanças nos veículos, e começa a ser testado nas ruas, na cidade de São Paulo, em Fevereiro.
O prefeito Gilmar Alves comemora os novos investimentos anunciados para Quirinópolis: “Isso significará mais emprego para a nossa população. Fico feliz em saber que a cana de açúcar produzida aqui em Quirinópolis produzirá um combustível menos poluente para o nosso planeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário