sábado, 30 de maio de 2009

A maior goleada do futebol brasileiro completa 100 anos

Hoje, (30/05/2009) completa-se cem anos da maior goleada do futebol brasileiro:
Botafogo 24x0 Mangueira, com gols de Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulu Rocha (2), Raul Rodrigues, Henrique Teixeira, Emmanuel Sodré e Dinorah, que no dia 15 de agosto do mesmo ano fora atingido com um tiro na nuca, disparado pelo escritor Euclides da Cunha que foi até ao local para matar Dilermando Cândido (irmão de Dinorah) que era amante de Ana de Assis (esposa de Euclides da Cunha). Mesmo com uma bala na nuca, Dinorah enfrentou o Fluminense no dia 22 de agosto, não jogou bem e o Botafogo perdeu por 2 a 1. No ano seguinte o Botafogo sagraria campeao, tendo Dinorah como um de seus titulares. Dinorah ficou paraplégico e se matou nas águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre, mas foi sepultado no Rio de Janeiro. Quanto a Euclides da Cunha foi morto por Dilermando Cândido, que era militar. Ficha técnica do jogo:
Botafogo 24x0 Mamgueira;
Local: Estádio da Rua Voluntários da Pátria;
ÁrbitroAntônio Miranda.
Botafogo: Coggin, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando Delamare, Lulu Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilberto Hime e Emmanuel.
Mangueira: Luiz Guimarães, José Peres e Carlos Mangay; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão.
Com os 9 gols marcados na partida o avante Gilbert Hime permaneceu como maior artilheiro em uma mesma partida até 1976 quando foi desbancado por Dario (o Dada Maravilha) que marcou 10 na goleada do Sport sobre o Santo Amaro por 14x0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário