terça-feira, 24 de agosto de 2010

Inaugurado Posto Avançado do TRT *

O TRT de Goiás inaugurou ontem, 23, o Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Quirinópolis. O objetivo é ampliar a rede de atendimento da Justiça Trabalhista em todo o Estado. A nova unidade funciona em um espaço no prédio da prefeitura, que foi cedido pelo município, e conta com uma área de aproximadamente 245 m² com nove salas, espaço de circulação e sanitários. Embora localizado no prédio da prefeitura, o posto conta com uma entrada exclusiva. O descerramento da placa de inauguração da sede da Justiça do Trabalho foi feito pelo presidente do TRT, desembargador Gentil Pio de Oliveira; prefeito Gilmar Alves da Silva; e presidente da câmara, vereador Valdery Barbosa Goulart. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades: juízes, desembargadores, vereadores, secretários municipais, advogados, e prefeitos Izoldino Batista Cruz (Gouvelândia), Gilson Teixeira (Inaciolândia), Célio Batista Nunes (Paranaiguara), e Francisco de Assis Peixoto (São Simão).
Municípios beneficiados:
A unidade irá beneficiar, além de Quirinópolis, outros nove municípios: Cachoeira Alta, Caçu, Gouvelândia, Inaciolândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Paranaiguara e São Simão. As 10 cidades abrangem um universo de 100 mil habitantes e estão localizadas no Sudoeste e no Sul do Estado. Anteriormente, para entrar com uma ação trabalhista, os habitantes dessas localidades precisavam se deslocar até Itumbiara, Jataí ou Rio Verde. “As longas distâncias percorridas acabaram por inibir a busca ao Judiciário, gerando uma demanda reprimida”, afirmou o secretário de Coordenação Judiciária do TRT, Marcos Antunes, um dos responsáveis pelo projeto de criação do posto.
Crescimnto da demanda motivou instalação:
Segundo o desembargador Gentil Pio, o crescimento gradativo da movimentação processual oriunda desses municípios justificou a instalação do posto avançado na cidade, de forma a atender com mais presteza a todos os envolvidos. “O posto terá uma movimentação processual semelhante a uma vara do trabalho normal”, acrescentou Gentil.
Cidade Polo:
Quirinópolis tem mais de 40 mil habitantes e é considerada uma cidade pólo porque possui universidade, tem intensa atividade comercial e bancária, além de atrair investimentos em indústria.
Primeiro Posto Avançado de Goiás:
O posto avançado de Quirinópolis, o primeiro a ser criado no Estado, conta com uma estrutura de funcionamento permanente como a de uma vara do trabalho, com juiz substituto e servidores para realizar audiências e julgamentos.
Na opinião do prefeito Gilmar Alves, a instalação do Posto Avançado da Justiça do Trabalho, faz com que Quirinópolis se consolide cada vez mais como um município pólo.
Alan comemorou inauguração do Posto:
O conselheiro da OAB/GO, o advogado quirinopolino, Alan Ribeiro Silva, comemorou bastante a instalação da justiça do trabalho em Quirinópolis. Ele acredita que o fato influenciará na relação patrão/empregado, e afirmou que os benefícios são para todos.
Posto é primeiro passo para instalação da Vara do trabalho:
Ao inaugurar o Posto, o presidente do TRT, desembargador Gentil Pio de Oliveira, disse que a unidade é o primeiro passo para a instalação de uma Vara do Trabalho no município, o que acontecerá depois que o Congresso Nacional aprovar matéria que tem por objetivo criar 12 Varas do Trabalho em Goiás. O juiz substituto responsável por Quirinópolis é Radson Rangel Ferreira Duarte, de Itumbiara. É ele quem designará um juiz auxiliar para atender em Quirinópolis. A periodicidade desse atendimento levará em conta a demanda apresentada. O Posto Avançado é 100% informatizado, o que permite que os juízes façam despachos virtuais, após as audiências presenciais. O atendimento começa a ser feito hoje, e acontecerá sempre de 2ª a 6ª feira, das 8 às 18 horas, sem intervalo para o almoço.

* Colaboração:Elias Cândido



Nenhum comentário:

Postar um comentário