domingo, 6 de dezembro de 2009

Botafogo vence, evita a degola e "tira" o Palmeiras da Copa Libertadores

Foi nervoso, mas o torcedor do Botafogo pode respirar aliviado. Muito aguerrido, o time carioca venceu o Palmeiras por 2 a 1, neste domingo, no Engenhão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro e se livrou do rebaixamento. Os gols alviengros foram marcados por Wellington e Jóbson. Robert descontou. Já os paulistas só têm o que lamentar. Com a derrota e vitória do Cruzeiro sobre o Santos, a equipe comandada por Muricy Ramalho está fora da Copa Libertadores 2010. Os mineiros "roubaram" a vaga do Alviverde. Como era de esperar, o jogo começou muito nervoso. Com objetivos distintos no Brasileiro, tanto Botafogo quanto Palmeiras tentaram pressionar o adversário nos primeiros minutos. Porém, pecavam nos passes finais. Logo aos 43 segundos, Leandro Guerreiro quase levou a torcida ao delírio ao cabecear por cima do gol de Marcos. O time paulista respondeu logo em seguida com Diego Souza, que também falhou ao tentar emendar a bola para a rede após uma jogada pelo alto. O lance mais perigoso, no entanto, surgiu aos dez minutos. Cleiton Xavier recebeu na entrada da área e finalizou para Jefferson evitar o tento.
Apoiado pelos alvinegros que compareceram em bom número ao Engenhão, aos poucos o Botafogo, passou a ter mais posse de bola. Entretanto, isso não representou lances efetivos. O Palmeiras, que tentava jogar nos erros dos cariocas, respondia em ações criadas principalmente por Diego Souza. Mesmo sem jogar um grande futebol, os donos da casa tiveram a chance mais clara de marcar através de Lucio Flavio. Aos 36 minutos, Jobson fez boa jogada individual pela direita e cruzou. Diego Souza, sozinho, cabeceou por cima do gol de Marcos. O lance foi isolado porque até aquele momento, o time carioca só assustava em bolas paradas. No final da primeira etapa, Reinaldo perdeu boa chance, mas os times foram para o vestiário com o confronto empatado em 0 a 0.O Palmeiras voltou para o segundo tempo com apenas uma alteração. Deyvid Sacone deu lugar ao jovem Sandro Silva. Já o Botafogo retornou com a mesma equipe. O panorama acabou mudando logo nos primeiros minutos. Logo aos três, Vagner Love driblou Juninho dentro da área e rolou para Cleiton Xavier. O meia limpou a marcação e finalizou por cima.A impressão inicial, no entanto, acabou mudando. Apoiado pelos torcedores, que passaram a gritar "Não para, não para, não para!!!", o Botafogo passou a jogar no campo do Palmeiras e foi contemplado com o gol. Aos 11 minutos, Lucio Flavio cobrou uma falta do lado direito e Wellington cabeceou para fazer 1 a 0.Assustado, o Palmeiras passou a errar passes fáceis e não conseguia sair de seu campo. O Botafogo continuou mais calmo e em uma falha da defesa adversário chegou ao segundo gol. Renato aproveitou indecisão da zaga, lutou e rolou para Jóbson completar.
Em vantagem no placar, o Botafogo resolveu fazer duas substituições porque dois jogadores sentiam dores musculares. O meia Renato, o destaque do jogo, deu lugar a Thiaguinho, aos 25. Já Reinaldo, deixou o campo para a entrada de Victor Simões, dois minutos depois. Faltando pouco mais de 20 minutos para o fim, o Botafogo gastou o tempo prendendo a bola com toques para o lado. O Palmeiras, sem o mesmo poder de fogo do começo da segunda etapa, a equipe pouco ameaçava Jefferson.
BOTAFOGO 2 X 1 PALMEIRAS
BOTAFOGOJefferson; Alessandro, Wellington, Juninho e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Renato (Thiaguinho) e Lucio Flavio (Jônatas); Jóbson e Reinaldo (Victor Simões)Técnico: Estevam Soares
PALMEIRASMarcos; Danilo, Maurício Ramos e Edmílson (Robert); Figueroa, Pierre, Deyvid Sacone (Sandro Silva), Cleiton Xavier e Armero (Wendel); Diego Souza e Vágner LoveTécnico: Muricy Ramalho
Data: 6/12/2009 (domingo)Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)Público 38.717 pagantesRenda: R$ 300.279,00. Cartões amarelos: Diego (BOT); Deyvid Sacone, Armero, Sandro Silva (PAL) Gols: Wellington, aos 11 min, Jobson, aos 20 min, e Robert aos 47 min do segundo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário