sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pioneiro da hortifruticultura em Quirinópolis comemora 100 anos

O pioneiro da hortifruticultura em Quirinópopolis, Massao Akegawa comemora 100 anos de vida no dia 23 de Agosto, próximo domingo. A festa está marcada para às 11h00, no Centro Comunitário "Dona Margarida" e terá a participação dos filhos, netos, bisnetos, tetranetos, genro, noras, sobrinhos, do único irmão, Raruo Akegawa, de 90 anos de idade, morador da cidade mineira de Ituiutaba e de grande número de amigos e autoridades. O japonês Massao Akegawa chegou em Quirinópolis em 1960, incentivado pela família de Onício Resende, tendo adquirido uma pequena propriedade na beira do Rio São Francisco onde plantava tomates e caqui e vendia na então pequenina Quirinópolis. Um único tomate chegava a pesar 1.200 gramas e não dava para quem queria. A colheita era feita na parte da tarde e na manhã seguinte a produção era trazida para a cidade e vendida sem muita dificuldade. Naquele tempo, com poucas caixas de tomate comprava-se um alqueire de terras e Massao Akegawa conseguiu comprar um bom quinhão de terras no município.
Massao Akegawa nasceu na zona rural do município de Fukuiken, no Japão, no dia 23 de Agosto de 1909 e no dia 28 de Dezembro de 1920 embarcou de navio para o Brasil, chegando no país em Fevereiro de 1921, com doze anos de idade. Trabalhou no plantio e colheita de café na região de Ribeirão Preto (SP) e mais tarde mudou-se para Araguari (MG), tornando-se amigo de Onício Resende. Casado com dona Julieta Araújo Akegawa tiveram juntos quatro filhos: Massatuzio, Elizabeth, Paulo Roberto e Massassigi (este último falecido).
Massao Akegawa é um homem lúcido, que às vezes mistura os idiomas natal e brasileiro, não tem receita pronta para a longevidade e disse gostar muito de Quirinópolis e do Brasil. Mora há muitos anos à Rua Adolfo José D'Abadia e tem como única companhia a neta Marly Gonçalves Rios que é geógrafa e promotora de eventos.
Os PARABÉNS do blogger Quiriquiqui ao pioneiro da hortifruticultura quirinopolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário