quinta-feira, 29 de abril de 2010

GRUPO SÃO MARTINHO INAUGURA CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA) NA USINA BOA VISTA, EM QUIRINÓPOLIS (GO) *


Projeto promove conscientização sobre utilização dos recursos naturais do planeta e dissemina conceitos de educação ambiental junto aos colaboradores, comunidades e região.
Quirinópolis, abril de 2010 - A Usina Boa Vista, unidade do Grupo São Martinho localizada em Quirinópolis (GO), inaugura no dia 30 de abril, em sua sede, o CEA – Centro de Educação Ambiental. O projeto, dotado de amplo espaço interno e externo, com infraestrutura, ferramentas, equipamentos e recursos diferenciados para promover a educação ambiental, tem como principal objetivo conscientizar sobre a responsabilidade da companhia, do colaborador e da comunidade com a preservação do meio ambiente.
O CEA da Usina Boa Vista é inspirado no formato de sucesso do projeto, criado em 2000 na Usina São Martinho, em Pradópolis – SP, e que tem recebido mais de 6 mil visitantes por ano, a maioria estudantes dos ensinos médio e fundamental. O Grupo São Martinho tem por tradição e prática investir na sustentabilidade e acredita que sua atividade produtiva deve ocorrer em harmonia e equilíbrio com o meio ambiente.
Com esse objetivo, o CEA da Usina Boa Vista apresenta aos colaboradores e visitantes desde os trabalhos ambientais realizados pelo Grupo São Martinho às boas práticas de conservação da natureza. Projetos que abordam informações sobre o uso consciente da água, cuidados com o solo e preservação da mata ciliar são alguns dos temas abordados pelo CEA. Por meio de visitas temáticas, os visitantes podem conhecer os processos agroindustriais das usinas, passando por etapas como o plantio e o controle biológico da cana, até a produção do açúcar e etanol – no caso da Usina Boa Vista somente o etanol - tendo como foco o uso consciente dos recursos naturais e matérias-primas utilizados pelo Grupo.
Um bom exemplo é a apresentação de informações sobre a reutilização de resíduos industriais, prática responsável de todas as unidades da companhia. As usinas utilizam a vinhaça e torta de filtro para a adubação do solo, diminuindo, assim, o uso de produtos químicos. O visitante do CEA também conhece o Viveiro de Produção de Mudas da Usina Boa Vista, onde são produzidas 60 mil mudas de árvores durante o ano, utilizadas para reflorestamento de áreas da companhia por meio do projeto Viva a Natureza e para doação à comunidade, poder público, etc. São mais de 150 espécies de árvores, produzidas e utilizadas principalmente para reflorestar as matas ciliares.
O projeto “Viva a Natureza”, iniciado em 2000 na Usina São Martinho e presente na Usina Boa Vista, prevê o plantio de 1 milhão de mudas nativas até 2010 nas áreas de recomposição e matas ciliares em todos os municípios onde a companhia está presente. Com a participação dos alunos de escolas da região que abrangem as unidades do grupo, comunidade e praticamente todos os colaboradores, o projeto tem a finalidade de comprometer as pessoas, educar e preservar a natureza. O projeto também é desenvolvido na Usina Iracema, unidade do Grupo localizada em Iracemápolis – SP.
Para o Grupo São Martinho, a inauguração do CEA da Usina Boa Vista é mais um passo importante para o desenvolvimento produtivo sustentável, tornando suas unidades empresas socialmente justas, culturalmente aceitas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.
Uma visita ao CEA da Usina Boa Vista:
Sala Áudio Visual:
Espaço utilizado para apresentação do Filme Institucional da Usina São Martinho ou Filme requerido pelo Professor sobre Ar, Água, Solos, Florestas, Lixos, etc.
Sala da Flora – Plantas Nativas da Região:
São encontradas 42 espécies de plantas nativas. As espécies são representadas por meio de fotos, folhas, sementes, cascas e alguns troncos.
Salas dos Processos Agroindustriais
Nestas salas são apresentados:
- Solos (Intemperização, Rocha Basalto e Arenito);
- Processo de Produção Agrícola
- Pragas da Cana-de-açúcar e Controle Biológico para algumas destas pragas
- Crescimento da Cana-de-açúcar;
- Produtos e Subprodutos extraídos da cana-de-açúcar, Torta de filtro, Etanol, Álcool de Segunda, Vinhaça, Óleo Fúsel e etc).
Sala das Maquetes:
Por meio de fotos, fluxogramas e maquetes são apresentados os processos industriais da Usina.
Sala dos Resíduos:
São apresentados os tipos de resíduos / lixo, seu tempo de decomposição, a importância da reciclagem e a produção média por pessoa durante um dia.
Projeto Água:
O Projeto visa fornecer informações e orientações no sentido de otimizar e racionalizar o uso da água. São apresentados por meio de gráficos e mapas os volumes e tipos de água, sua distribuição nacional e mundial, captação utilização e reutilização e destino final da água pela empresa.
Projeto Mata Ciliar:
Possui uma maquete viva de mata ciliar, cujo objetivo é mostrar um curso d’água e sua nascente protegidos pela mata ciliar e a interação de ambos com a cultura da cana-de-açúcar.
Visita à Área Industrial da Usina Boa Vista:
Passando pelos principais pontos do processo produtivo o visitante terá uma visão geral do processo de produção de etanol.
Sobre a São Martinho:
O Grupo São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil com três usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis (região de Ribeirão Preto, SP); Iracema, em Iracemápolis (região de Limeira, SP) e Boa Vista (Quirinópolis, a 300km de Goiânia, GO), além de uma unidade para produção de ácido ribonucleico, a Omtek, também em Iracemápolis. O índice médio de mecanização da colheita é de 82%, chegando a 100% na Usina Boa Vista.
Fonte: Conceito Comunicação




Nenhum comentário:

Postar um comentário